Elvira Rodrigues de Toledo - Esposa de Mem Viegas de Sousa

Started by Lúcia Pilla on Saturday, August 18, 2012
Problem with this page?

Participants:

Showing all 11 posts

Estou sem saber o que fazer no caso deste perfil. Segundo o Geneall, a esposa de Mem Viegas de Sousa, mãe de seus filhos, é Teresa Fernandes de Marnel, filha de Fernão Gonçalves de Marnel: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=14187

O filho de Mem, Gonçalo Mendes de Sousa, o Bom (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=126) possui um homônimo Gonçalo Mendes de Sousa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=177), que por sua vez é filho de um Mendo de Sousa, de alcunha «o Sousão», alcunha esta que aparece neste Mem Viegas de Sousa, o que me sugere que tenha havido fusões equivocadas no passado.

O problema é que eu não consegui localizar esta Elvira Rodrigues de Toledo pois os seus pais aparecem no Geneall apenas com um filho homem: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=245094

Alguém tem alguma idéia? Isto é fruto de mesclagens erradas ou conflito de fontes?

Os dois problemas devem ter acontecido.
Sabemos que o Geneall também é falho. Mas, as mesclagens....Eu mesma tenho pensado muito antes de concluir uma fusão. E deveríamos ter um histórico destas fusões.
De-me um tempo para dar uma olhada melhor, até porque ela parece ter ascendência espanhola.

George Homs já foi administrador.....

Amanhã vou pesquisar . Também preciso de um tempo.
Acho que sites de pesquisa podem falhar . Com certeza , é bem fácil termos informações diferentes . O histórico "dos movimentos " das fusões , acho que é possível cada um checar o seu , mas de outros , será ?

Besides the occasional mistakes, one of the key problems I have on GeneaAll if the extensive use of 'circa' dates. I suppose that is because much information may be derived from private genealogies, not from 'official' records. Not a problem, of course, but then people often use reasonable guesses.
In the case of the 'governantes dos Açores', the problem became very evident. Based on the official "cartao" that assigned the capitanias to individuals, you can see the minimum dates of someone's birth (or death). In quite a few cases, the Geneall 'circa' dates were totally impossible - and in a few cases by something like 25-30 years (a generation). This then also has an impact on the guesses of related family. In one case, I found that two people were wrongly given as siblings on GeneaAll, whereas they were father and son. And, it's only because of the date discrepancy that I was encouraged to look and discover a better source. (in some cases, Wikipedia also refers to Geneall for the circa dating).
Sorry for this long explanation :-)
Of course, I'll also look in what you brought up above, Lucia!

Ainda nenhuma luz sobre esta questão? Agora que temos os Smart Matches com MH, é possível perceber que a confusão não é só nossa. Como eu havia registrado Teresa Fernandes de Marnel no aka, vieram 34 coincidências, 16 para Elvira de Toledo e 18 para Teresa de Marnel. O Geneall continua não apresentando nenhum perfil com o nome de Elvira e apresenta fontes para a opção Teresa:

HGCRP - História Genealógica da Casa Real Portuguesa
D. António Caetano de Sousa
Atlântida-Livraria Editora, Lda, 2ª Edição
Coimbra, 1946
Tomo XII-pg. 140 Tomo XII-PI

Vou aguardar um tempo a ver se alguém se pronuncia, mas quando me deparar novamente com a questão, vou alterar para Teresa (cuja árvore construí em paralelo, como uma 2a esposa de Mem), já que nenhuma fonte é citada para Elvira.

Cito Teresa Rodrigues Fernandes de Marnel e Mem Viegas de Sousa, o Sousão para que o debate apareça também na aba destes perfis.

Acabo de alcançar este problema mais uma vez. Vou alterar.

Não sei se ajuda, mas aí vai

D. Elvira Fernandes:

Gayo, NFP, No.1181776/Tomo 16/Tit.Guedes/Pag.10 /Parag.1/N.3. Consta com o nome de Elvira Rodrigues de Toledo.

No.1181777/Tomo 33/Tit.Souzas/Pag.15/Parag.1/N8. Ou Thereza Fernandes.

Revista do Instituto Heraldico Genealógico, Anno IV-No.7 - 1.o Semestre de 1940, Pag.6 e 7/Item IV. Consta com o nome de Thereza Fernandes.

Gayo , NFP, No.1181775/Tomo II/Tit.Alcoforados/Pag.20 /Parag.17/N4

Gayo, NFP, No.1181775/Tomo 11/Tit.Cogominhos/Pag.206/Parag.1/N2.

Gayo , NFP, No.1181777/Tomo 33/Tit.Souzas/Pag.16 e 17/Parag.1/N8. Nota(2) Casou também Mendo Viegas co D.Flamula Honoriges (prima irmã de D.Thereza Frz, 1.a m.er) filha de Honorigo Gondozindes e de sua m.er e prima D.Adozinda, etc.

tirado de:

http://www.geocities.ws/basecastro/pafc114.html

Este casamento é dos que mais problemas levantam em termos da genealogia online. Umas vezes, Mem Viegas de Sousa aparece a casar com Elvira Fernandes de Córdoba (ou Toledo), outras, ele aparece a casar com Teresa Fernandes de Marnel.

Álvaro Fernandes, na publicação Guimarães (FERNANDES, A. de Almeida, Guimarães, 24 de Junho de 1128. Revista de Guimarães, 88 Jan.-Dez. 1978, p.101, nota 1) afirma o casamento de Mem com ambas as primas direitas.

MATTOSO, José, A Nobreza Medieval Portuguesa, 1981, Editorial Estampa, p-232-237, confirma a existência das duas esposas e documenta a paternidade de Teresa em Fernando Gonçalves de Marnel, filho de Gonçalo Viegas de Marnel. Elvira é filha de Urraca Gonçalves de Marnel, igualmente filha de Gonçalo Viegas de Marnel. São assim primas direitas, e ambas casadas com Mendo Viegas de Sousa.

VENTURA, Leontina, A Nobreza de Corte de Afonso III, p.214-223, fortalece o casamento de Mem Viegas com Elvira pelas dispensas papais de consanguinidade.

Showing all 11 posts

Create a free account or login to participate in this discussion