Carla, 1.143 é a data do reconhecimento pelo Papa da independência de Portugal, segundo consta na página 13 do livreto do P.António Vaz Pinto, S.I., "A CASA DO BURGO - Esboço sobre a história do família Vaz Pinto, do Burgo-Arouca", da Real Irmandade,Edições, Portugal, 68p., 2005. Mas é possível - e até provável - que os habitantes do Condado Porto Calense já estivessem usando "Portugal" e "português" bem antes dessa data. Eduardo, com certeza, nos tirará dessa dúvida.
Pois é, mas nem concluído o Debate e o Senhor Private User inesperadamente altera os dados contidos na biografia original do perfil ora objeto de nossa discussão.
Prevalecendo o bom senso, haveria que esperar a conclusão, para que o Curador ou qualquer usuário realizasse as alterações com as devidas fundamentações.
envio este pdf com a arvore de Fernão Mendes de Bragança, que já meti no perfil, nos documentos…o Geni diz que ele é meu 22nd great grandfather e chaga-me pelos Alão:
Manuel Carlos de Tavora, 4º conde de São Vicente
his father → Miguel Carlos de Tavora
his father → Arcângela Maria de Portugal
his mother → Inácia de Menezes e Vasconcelos
her mother → Maria de Vasconcelos
her mother → Antonio de Vasconcelos
her father → Maria de Brito Alão
his mother → Nuno Gonçalves Alão
her father → Nuno Gonçalves Alão
his father → Nuno Alão
his father → Fernando Afonso Alão
his father → Pedro Afonso Alão
his father → Afonso Fernandes Alão
his father → Fernando Afonso Alão
his father → Afonso Fernandes Alão
his father → Fernão Mendes de Bragança, o Velho
his father
http://www.buratto.net/doria/AntasMoraes.pdf
Sr. de Bragança ao tempo de d. Afonso VI e do conde d. Henrique (que reinou de
1095 a 1114). C.c. Teresa Soares, filha de Soeiro Mendes da Maya o Bom, (fl. 1085-
1103), segundo o Nobiliário do conde d. Pedro, embora os documentos contemporâneos não citem essa filha para Soeiro Mendes da Maya. (Eram os da Maya
descendentes de certo Abu–Nazir Lovesendes, mestiço de árabe e franco, o d.
Alboazar Ramires da lenda da Miragaia, fundador do mosteiro de Santo Tirso de Ribadave em 978, e c.c. Unisco Godinhes—tabela VIII.)
…:)
@ Fernão Mendes de Bragança, remonta aos "Mendes" Condes Portucalenses, anteriores ás 1ªs Tentativas de Independência de Portugal, ao tempo do Rei Garcia, da Galiza, filho do Rei Fernando Magno, de Castela Leão e Galiza, estando Portugal já integrado nesta última, desde os reis das Astúrias, que fundaram o 1º Reino Cristão das Astúrias.
Fernão Mendes de Bragança, é filho de D. Mendo Alão de Bragança, descendente dos Condes de Nantes, na Bretanha Francesa, de Alain.
casou com a Princêsa Vaspurakan, da Arménia, filha dos Reis da Arménia.
Indo mais atrás na ascendência, chegamos a "Júlio Triganes", Rei da Arménia. filho dos Reis de Jerusálem, na Palestina.
@ Berenger II, nc. (850-892), X Lotília de Rennes. Seu filho:
Alain I, de Phoer, Duque da Bretanha Francesa, n. Nantes, França, em 850, f. 907, com 57 anos, casou com Orequem de Rennes.Seu filho:
Matheudói I, da Bretanha França, Conde de Poher. n. 875, na Bretanha França, f.. c. 930, com 55 anos. Casou com Hannise de Vannes. Seu filho:
Alain II, (O Barba Torta), de Phoer, Duque da Bretanha. Conde de Nantes, n. na Abbaye de Landeveux, 29, em 910, f. 952, com 42 anos, no Chateaux de Nantes França. Casou com NN, da Bretanha. Casou 2º com Rocille d' Anjou, casou com Rocille de Blois. Partner Judite de Mitress. Filhos:
1) - Gerbege de Nantes.
2)- Hodel de Nantes.
3)- Guérech I, Duque da Bretanha - França. (952-958), Conde de Naqntes. Casou com Arumberge de Ancennis. seu filho:
Alain III, Conde de Nantes, n.c.( 975-990), com 15 anos, Casou com Oduariz. Seu filho:
D. Mendo Alão, Senhor da Vila de Bragança, n.c. de 1000. Casou com a Princesa de Vaspurakan, da Arménia. Seu filho:
Fernâo Mendes de Bragança, (O Velho), n.c. de 1020, f. em Agosto de 1117, com 97 aqnos. Filhos:
1)- Afonso Fernandes Alão.
2)- Mendo Fernandes de Bragança.
Nota: Fernão Mendes de Bragança, (O Velho), também chamado por alguns de Fernão Mendes de Antas, foi um Rico-Homem e fidalgo Português, e suposto antepassado da Família de Antas, sucedeu a seu pai, no Senhorio de Bragança e Miranda do Douro. Casou com a filha bastarda de Afonso Vi, Rei de Castela. sendo meus 21ºs Bisavòs.
…talvez antes um fidalgo do condado Portucalense, e ele é Bragança, não de apelido, mas por origem toponímica, onde se engloba uma boa parte das famílias antigas portuguesas que tomaram por apelido o topónimo da terra de que eram Senhores, de Bragança, onde nasce a casa de Bragança, que muitos séculos depois se assumem Reis de Portugal…:)
Pronto Carla. Como previsto, Eduardo concluí a questão dentro dos fatos da
história. E nos sobra agora, de quebra - graças aos subsídios específicos dessa linhagem lusa que também nos aportam Agostinho Lopes da Costa e
D.Francisco Antônio - uma clara e sólida base na qual repousa a herança genética de milhões de descendentes mundo afora. Parabéns para o Geni. E para todos nós.