Bom dia a todos. Eu vou escrever muito!
Sim. Eu já percebi isso. Esse é o problema quando uma árvore é única, fica difícil de gerenciar essas duplicações!
Mas é muito difícil entrar com grandes massas de dados sem o Gedcom.
A minha "árvore pessoal" no Geni não tem nem a décima parte do que eu tenho para entrar! Só no tronco da minha esposa há mais de mil pessoas para entrar. E eu fico protelando, protelando... Eu sofro muito, porque eu não tenho o tempo desejado para trabalhar com genealogia. Tenho uma lista enorme de coisas a resolver na árvore do Geni. Mas eu não consigo!
Mas que tem uma solução, ah! Isso tem! Eu trabalho com desenvolvimento de softwares e banco de dados. Uma modelagem bem feita do sistema resolve qualquer problema.
No FamilySearch eles resolveram de forma bem eficiente.
Quem tem uma conta lá, veja o caso do pai do descobridor do Brasil Pedro Alvares Cabral, o "Fidalgo do Conselho; FERNAO CABRAL (27CM-3RW)"
https://familysearch.org/tree/#view=tree&person=27CM-3RW&sp...
Reparem que há um símbolo < à esquerda da caixa de seus pais e de seus avós. Isso é para mostrar outro(s) perfil(s) "duplicado(s)" referentes à mesma pessoa ou casal.
O usuário tem a opção de visualizar o(s) perfil(s) escolhido e com isso mudar o desenho da árvore. Ainda, visualizando o perfil único de quem tem cônjuge duplicado, é possível selecionar qual é o preferido para a visualização. Reparem também que, para o mesmo casal, há dois filhos Pedro Alvares Cabral! Você pode seguir a árvore de um ou do outro.
O interessante do FamilySearch é que ele não esconde os perfis duplicados. A pessoa que consultar, sabe que há outro perfil e tem a opção de visualizá-lo ou até editá-lo, com opção também de retornar informações anteriores das alterações. Não há confusão! Você vai seguindo os nós de sua árvore e decidindo os "caminhos". No fim, essa é A SUA ÁRVORE!
O Geni tem uma sinalização de duplicadas, mas são: o Tree Matches, para fazer a mesclagem entre perfis duplicados do Geni. O Record Matches que é a correspondência entre perfis do Geni com registros históricos (até quem é Premium no MH tem de pagar por esse serviço!!!). E o Smart Matches, que é a correspondência entre os perfis do Geni com perfis do MyHeritage.
Nenhuma função, como a do FamilySearch, que permite a escolha da visualização DA MINHA ÁRVORE.
Eu acho que aí entra o papel do Curador para dizer que, aquele perfil específico, por enquanto, é tido como o oficial, o mais correto, etc.
Como acontece em outros projetos aqui no Geni. Por exemplo, o perfil do Ragnar Lodbrok:
Ragnar 'Lodbrok' Sigurdsson King of Denmark and Norway
"Este é o Perfil Principal de Ragnar "Lodbrok" Sigurdsson.
Nota do(a) curador(a) Anette Guldager Boye (Nielsen): (28/7/2015):
Locked to prevent bad merges. Ragnar is most likely a composite charactor of more than one historical person.
Due to this, it is not possible to attache any clear dates to him!"
Ou eu não estou sabendo de alguma funcionalidade?
Sandro.