1. Premissa equivocada
2. Ignorância de fatos em um contexto histórico
3. Desconhecimento do significado de pesquisa genealógica, escopo do site
4. Uso inadequado do termo "homenagem"
5. Vergonha é abrir um debate inócuo em um site de genealogia
Foque na moda dos "maria vai com as outras" dos Twitters e Facebookers da vida, pegue uma marreta e vá derrubar a estátua.
Ou, disponibilize seu tempo para estudo das histórias da humanidade, e deixe os pesquisadores em paz.
Douglas Antônio Vargas de Campos este é um site de genealogia. Somos isentos de opiniões sobre se uma ou outra figura pública foi um "verme" ou não. Até porque isto é uma questão de contexto histórico.
Os "bons" homens de hoje podem ser julgados "vermes" no futuro.
Alertamos, como Curadores, que este tipo de opinião pode ensejar o seu banimento do site.
Prezada Ana, ao contrário da sua opinião, não há nenhuma premissa equivocada que eu tenha emitido, pois em nenhuma frase que eu escrevi há alguma mentira. Vamos aos fatos: Borba Gato era, sim, racista como a maioria das pessoas brancas na época, ao mesmo tempo que promovia o genocídio da população não-branca, apagando diversas histórias de vida, saberes ancestrais e a identidade de um povo. E, como é visível por eu possuir um perfil no site, sou bastante conhecedor do significado de pesquisa genealógica sim, obrigado pela preocupação, porém também tenho conscientização para entender o quanto o processo de racismo se alastra nos mais diferentes setores da nossa sociedade até hoje. Meus antepassados pretos e indígenas não tem o privilégio de ter suas histórias, fotos, nomes, datas e árvores genealógicas expostas aqui no site ao passo que um genocida como este tem. E adivinha porquê? Porque esses povos foram sistematicamente apagados por tais genocidas e pela sociedade que sempre priorizou lembrar e homenagear aqueles que oprimiram do que as vítimas desse sistema. Por que a maioria dos perfis de figuras muito antigas nesse site com ampla informações biográficas, inclusive com fotos, são de pessoas brancas? É bom fazer esse tipo de reflexão, Ana, nos faz evoluir como sociedade. Como pesquisadora, já deveria ter percebido que relembrar os que estavam esquecidos é, sim, homenagear. E se ter conscientização de um sistema genocida me faz "maria vai com as outras", que muitas outras Marias nos sigam! ahahahah Além disso, amei sua sugestão de pegar a marreta, tenha certeza que, se estivesse lá, derrubaria com prazer. Sugiro estudar mais sobre a história da humanidade para não achar esse tipo de reflexão "inócuo" :)
Ex. mo Sr. Maurício,
Engana-se quem pensa que genealogia não é um ramo da história da humanidade. Não, não sou profissional da história, mas isso tem nenhuma correlação com buscar justiça por aqueles que foram oprimidos no passado e por aqueles que ainda são oprimidos hoje em dia. Preocupar-se com erros históricos é um passo mínimo para conscientização das injustiças do passado, sugiro que o senhor comece a fazer o mesmo, embora não pareça se importar em nada com isso pelo teor do seu comentário.
Carla, contexto histórico nada tem a ver com reconhecer esses indivíduos como os racistas, assassinos e genocidas que foram. Há várias linhas de frente desses povos que foram historicamente oprimidos que felizmente não vão permitir que esses crimes caiam em esquecimento. Portanto, Borba Gato vai continuar sendo visto no futuro como um criminoso, pois a história. até então, foi escrita pela sociedade elitista branca, e isso vai mudar, porque tais populações vão lutar pelos seus locais de fala.
E se falar o óbvio e o certo for considerado uma "opinião que pode ensejar meu banimento": os "Curadores" se ofendem com posicionamentos que falem contra genocidas e, no caso, serei banido com orgulho de um site desse tipo! :)