André Vidal de Negreiros

How are you related to André Vidal de Negreiros?

Connect to the World Family Tree to find out

André Vidal de Negreiros's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

André Vidal de Negreiros

Birthdate:
Birthplace: State of Paraíba, Brazil
Death: January 03, 1680 (73-74)
Goiana, Pernambuco, Brazil
Immediate Family:

Son of Francisco Vidal and Catarina Ferreira
Partner of Monica Vidal; Isabel Rodrigues; Cristina dos Santos and Inês Barroso
Father of Catarina Vidal de Negreiros, Sra Eng Jacaré e Eng Sao Francisco da Varzea; Matias Vidal de Negreiros, senhor do Engenho Novo; Francisco de Madalena Vidal de Negreiros; Manuel Vidal de Negreiros and Violante Vidal
Brother of Isabel Ferreira de Jesus

Managed by: Private User
Last Updated:

About André Vidal de Negreiros

VIDAL DE NEGREIROS: UM HOMEM DO ATLÂNTICO NO SÉCULO XVII Ângelo Emílio da Silva Pessoa Resumo

André Vidal de Negreiros

se notabilizou na resistência contra os holandeses nas Capitanias do

Norte. Após sua expulsão, Vidal governou o Maranhão, Pernambuco e Angola (entre as décadas de 1650 e 1660), numa trajetória que o envolveu com questões, como a reorganização da produção açucareira e do tráfico de escravos, a questão indígena e as disputas por jurisdição entre diferentes instâncias de poder na colônia. Vidal obteve fama e riqueza e, posteriormente, foi elevado à condição de herói nacional no século XIX, por seu papel nas guerras holandesas. Acompanhar sua trajetória é perceber os meandros do poder no mundo colonial e a construção do herói pela historiografia posterior. .
Abstract André Vidal de Negreiros became remarkable for his resistance against the Dutch in the North Captaincies. After their expulsion, Vidal governs Maranhão, Pernambuco and Angola (between the decades of 1650 and 1660), being involved in questions like the reorganization of the sugar production and of the slave trade, the indigenous issues and the jurisdiction dispute among different branches of power in the Colony. Vidal achieved wealth and fame and, later, in the XIX century, he turns out to be a national hero, due to his role in the Dutch battles. To follow his trajectory is to observe the meanders of the power in the colonial world and the construction of the hero by the posterior historiography.

=================================================================================================

André Vidal de Negreiros
(1606 - 1680) Herói brasileiro e súdito português nascido no engenho São João, Capitania da Paraíba, Brasil, chefe e inspirador da insurreição pernambucana contra a colonização holandesa no Brasil (1624-1654). Alistou-se para combater os holandeses e lutou contra esses europeus quando da invasão de Salvador na Bahia (1624). Após oito anos em Portugal e Espanha, voltou ao Brasil para lutar contra o governo do príncipe holandês Maurício de Nassau, instalado em Pernambuco e capitanias vizinhas. Voltou a se envolver no conflito participando de todas as fases da Insurreição Pernambucana (1645-1654), quando mobilizou tropas e meios nos sertões nordestinos. Considerado um dos melhores soldados de seu tempo, tomou parte, com grande bravura, em quase todos os combates contra os holandeses. Foi nomeado Mestre-de-Campo, notabilizando-se no comando de um dos Terços do Exército Patriota, nas duas batalhas dos Guararapes (1648 / 1649) ao lado de João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Filipe Camarão. Nassau ofereceu dois mil florins por sua cabeça, e ele respondeu com uma oferta de seis mil cruzados pela cabeça do conde holandês. Herói do combate da Casa Forte, entrou em Recife com seus companheiros e, após a rendição final dos holandeses (1654), foi escolhido para levar a Lisboa a notícia da vitória e expulsão dos holandeses ao rei D. João IV (1640-1656). Foi condecorado e nomeado governador-geral e Capitão-Geral da Capitania do Maranhão e do Grão-Pará (1655-1657). Depois foi governador da Capitania de Pernambuco (1657-1661 / 1667) e de Angola, na África (1661-1666). Morreu no Engenho Novo da Vila de Goiana, Pernambuco, atual estado de Pernambuco. Na verdade, a alegada expulsão definitiva dos holandeses de Pernambuco (1654), que fora a região mais rica do mundo colonial português com sua exportação de centenas de milhares de arrobas de açúcar, não terminou com esta pontual vitória militar. Para que os holandeses não retomassem suas idéias colonizadoras no território brasileiro, foi assinado um tratado de paz bilateral em Haia (1661), em que Portugal teve que pagar à Holanda, 4 milhões de cruzados de indenização, além de entregar o Ceilão e as ilhas Molucas para o governo holandês.

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AndrVidN.html

Testamento de André Vidal de Negreiros http://alfredocabral.blogspot.com.br/2009/09/testamento-de-andre-vi...



Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992.

view all

André Vidal de Negreiros's Timeline