André de Albuquerque Maranhão, 4º Senhor de Cunhaú

How are you related to André de Albuquerque Maranhão, 4º Senhor de Cunhaú?

Connect to the World Family Tree to find out

André de Albuquerque Maranhão, 4º Senhor de Cunhaú's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About André de Albuquerque Maranhão, 4º Senhor de Cunhaú

O Coronel Andre de Albuquerque Maranhão, foi pai do Mártir Revolucionário Andre de Albuquerque Maranhão (conhecido como Andrezinho de Cunhaú).

.....

As forças militares coloniais eram constituídas de três linhas de tropas:

1ª As tropas de linha, ou de 1ª linha, a força militar permanente, formada por militares profissionais pagos.

2ª As milícias, organizadas em regimentos.

3º Os corpos de ordenanças, divididos em terços, comandados por um capitão-mor, secundado por um sargento-mor. As forças de 2ª e 3ª linhas (milícias e ordenanças, respectivamente) não pertenciam aos quadros permanentes do exército e não eram remuneradas (apud A Casa de Cunhaú, p. 57, nota 5*).

Jeronimo de Albuquerque Maranhão fora Capitão-mor do Maranhão e do Rio Grande do Norte. Seus filhos Matias e Antonio também (inclusive da Paraíba e do Pará).

Na verdade, eram senhores de terras e principais produtores de açúcar que era exportado para a Europa, rendendo impostos à coroa (o que motivou a Insurreição Pernambucana - movimento contra a dependência da colônia). Até a insurreição, colaboravam com as forças militares da colonia tendo em vista os constantes ataques dos corsários franceses, ingleses e holandeses (esses últimos obtendo sucesso entre 1620 e 1650, no episódio conhecido como o Martírio de Cunhaú, objeto de beatificação dos mártires pelo Papa João Paulo II).

Desse engajamento, advém a tradição militar herdada nos séculos XIX e XX.

Mas não é menos certo que tal tradição militar na família remonta a período anterior às donatárias de terras na Colônia. Com efeito, referimo-nos a Jeronimo de Albuquerque Maranhão, o mameluco, de sua vez sobrinho-neto de Afonso de Albuquerque, Segundo Vice-Rei da Índia (sucedera a Vasco da Gama).

E prosseguiu nessa estirpe, como se vê do Major José Pinheiro de Albuquerque Maranhão, cujo filho, o Capitão Mario Maranhão, seguiu a carreira.

Um dos irmãos do Major José Pinheiro de Albuquerque Maranhão foi o Capitão Pedro Pinheiro de Albuquerque Maranhão, de quem descende o General de Brigada Helvécio Pinheiro de Albuquerque Maranhão).

O Capitão Pedro Pinheiro de Albuquerque Maranhão (conhecido como Alferes Maranhão) e o Major José Pinheiro de Albuquerque Maranhão representaram o Exército Nacional da Guerra de Canudos, no interior da Bahia, no início do século XX.

O Major José Pinheiro de Albuquerque Maranhão também esteve destacado no Forte de Corumbá, Mato Grosso, e na guerra do Contestado (na divisa de Paraná e Santa Catarina).

Fontes:

João D'Albuquerque Maranhão. História da Casa de Cunhaú, p. 396/397.

Luis da Camara Cascudo. A Casa de Cunhaú, p. 57, nota 5*)

Revista Veja (matéria sobre a Guerra de Canudos, enviada por Carlos de Souza Maranhão, com comentários a respeito do Alferes Maranhão)

165- Engenho Cunhaú – Invocação de Nossa Senhora da Purificação - do genealogista Fábio Arruda de Lima. André de Albuquerque Maranhão que vive solteiro (senhor do Engenho Cunhaú).

  • *******************

https://www.historiaegenealogia.com.br/2017/04/

view all

André de Albuquerque Maranhão, 4º Senhor de Cunhaú's Timeline

1742
1742
Canguaretama, Canguaretama, RN, Brazil
1775
May 4, 1775
Engenho de Cunhaú, Canguaretama, State of Rio Grande do Norte, Brazil
1776
1776
Engenho de Cunhaú, Canguaretama, Canguaretama, RN, Brazil
1806
September 26, 1806
Age 64
Canguaretama, Rio Grande do Norte, Brazil
????
????
????
????
Engenho de Cunhaú, Capela de Nossa Senhora das Candeias, Canguaretama, Canguaretama, RN, 59190-000, Brazil