Antonia Silveira Leite de Oliveira

public profile

How are you related to Antonia Silveira Leite de Oliveira?

Connect to the World Family Tree to find out

Antonia Silveira Leite de Oliveira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Antonia Silveira Leite de Oliveira

Also Known As: "Antonia de Oliveira Leite"
Birthdate:
Birthplace: Itu, Itu, São Paulo, Brazil
Death:
Immediate Family:

Daughter of Rafael Leme de Oliveira and Ana Leite Goulart
Wife of Antonio Pereira da Silva
Mother of Ana Antonia da Silveira Leite and José Pereira da Silva Chaves
Sister of José da Silveira Leme; Ana Maria de Oliveira Leme; Maria de Oliveira Leite; Rafael da Silveira Leme; Rosa Maria de Oliveira and 4 others

Managed by: Dalton Holland Baptista
Last Updated:

About Antonia Silveira Leite de Oliveira

Antonia Silveira Leite de Oliveira, filha caçula de Ana Leite Goulart e Rafael Leme de Oliveira, em Itu batizada em 15 de novembro de 1881. Foram seus padrinhos o tio Joaquim da Silveira Leite e Ana de Oliveira, irmã de Antonia.

Casou-se com Antonio Pereira da Silva, também conhecido como Antonio Pereira dos Santos, em Itu em 9 de janeiro de 1797, na presença de seu tio Pedro da Silveira Leite e de seu irmão Francisco de Oliveira Leme. Antonio, nascido cerca de 1773 em Sorocaba, era filho de outro de igual nome e Maria dos Santos Chaves. Maria dos Santos Chaves casara-se em segundas núpcias com o tio de Antonia, Bento Leme de Oliveira. Como a família de Bento e Maria mudara para Piracicaba, o casal já lá estava em 1811. Antonio era irmão de José Pereira da Silva que se casou com Escolástica Xavier de Campos, irmã de Mariana Maria Machado que era casada com José Leme de Oliveira, filho de Bento Leme de Oliveira e Maria Francisca Leite.

Antonia de Oliveira foi madrinha do quarto filho de sua prima Rosa Leme de Oliveira em 1811 em Piracicaba. Seu primo Felix Antonio de Oliveira foi padrinho de Fidelis, exposto em casa de Antonio Pereira em Piracicaba; Antonia da Silveira e seu marido Antonio Pereira foram padrinhos de José, batizado em Piracicaba em 8 de agosto de 1816, filho de Antonio Álvares e Maria Joaquina. Antonia da Silveira Leite e seu marido Antonio Pereira da Silva foram padrinhos de Joaquim, batizado em Piracicaba em 18 de junho de 1817, filho de José Lauriano e Maria Francisca.

No censo de Piracicaba em 1820, têm morando em casa apenas o filho José, de vem com 18 anos, mas teria uns 16; com cinco escravos plantam milho, arroz e feijão. Estranhamente não encontramos filhos nascidos entre José, que nasceu cerca de 1804 e Gertrudes nascida em 1819. É certo que todos que nasceram nesta época faleceram na infância pois nenhum deles aparece no censo de 1820.

Antonio Pereira da Silva, estando gravemente enfermo e de cama, porém em perfeito juízo, ditou seu testamento em 11 de fevereiro de 1822. Enumera umas partes de terras que herdou de sua mãe no bairro de Rio Grande em Santana de Parnaíba, em posse de seu irmão João José Pereira da Silva; uma casa na Rua da Palma em Itu; uma casa coberta de palha em Piracicaba. Tudo para ser dividido em duas partes, uma para a esposa e outra para seu filho José Pereira da Silva. As contas do testamento de Antonio Pereira da Silva foram apresentadas em Piracicaba em 1837. Todos seus filhos exceto José estavam mortos quando Antonio faleceu. Além de José apenas a filha Ana deixou descendentes, quatro meninas que são citadas no testamento do segundo marido de Antonia.

Depois da morte do marido Antonia casou-se com seu primo irmão viúvo José Leme de Oliveira, filho de Bento Leme de Oliveira e Maria Francisca Leite.

Com pelo menos 5 filhos:

  1. Ana Antonia da Silveira Leite;
  2. Infante José; nasceu em outubro de 1800 em Itu e faleceu com seis meses em 6 de abril de 1801.
  3. Infante Maria; batizada em Itu em 14 de julho de 1802. Foram padrinhos 14 de julho de 1802. Faleceu com nove semanas em Itu, em 21 de setembro de 1802, segundo o registro, de lombrigas.
  4. José Pereira da Silva Chaves;
  5. Infante Gertrudes; batizada em Piracicaba em 24 de outubro de 1819. Teve por padrinhos José Pereira e Ana Antonia, os irmãos. Não aparece no censo de 1820, porém a coleta de dados pode ser anterior ao seu nascimento. Não é nomeada no testamento de seu pai em 1822.

GP Alvarengas pp. 238:

5-12 Antonia de Oliveira última f.ª de Raphael Leme n.º 4-5, casou em 1796 em Itu com Antonio Pereira da Silva, também conhecido como Antonio Pereira dos Santos, f.º de outro de igual nome e de Maria dos Santos Chaves.

Certamente pulei os filhos mais velhos nos registros de Itu, deve haver mais filhos. Igualmente devo ter pulado os primeiros filhos que tiveram em Piracicaba, de qualquer forma, pelos inventários e testamentos sabemos que apenas dois dos filhos que teve chegaram à idade adulta.

Uma Antonia de Oliveira, casada, foi madrinha do quarto filho de Rosa Leme de Oliveira em 1811 em Piracicaba. Felix Antonio de Oliveira foi padrinho de Fildelis, exposto em casa de Antonio Pereira em Piracicaba, Ana Antonia Leite, filha do Antonio foi madrinha. Antonia da Silveira e seu marido Antonio Pereira foram padrinhos de José, batizado em Piracicaba em 8 de agosto de 1816, filho de Antonio Alvares e Maria Joaquina. Antonia da Silveira Leite e seu marido Antonio Pereira da Silva foram padrinhos de Joaquim, batizado em Piracicaba em 18 de junho de 1817, filho de José Lauriano e Maria Francisca.

view all

Antonia Silveira Leite de Oliveira's Timeline

1781
November 15, 1781
Itu, Itu, São Paulo, Brazil
1798
September 23, 1798
Araçariguama, Araçariguama, São Paulo, Brazil
1804
1804
????