Immediate Family
-
wife
-
mother
-
father
-
sister
-
sister
About Antonio Pedroso de Barros
- Genealogia Paulistana
- Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)
- Vol III - Pág. 442 a 478
- Tit.
- ===Pedrosos Barros===
(Parte 1)
Pág. 442
Transcrevemos aqui o que escreveu Taques sobre a origem desta família:
"Pedro Vaz de Barros e seu irmão
Antonio Pedroso de Barros
foram pessoas de qualificada nobreza e vieram ao Brasil providos Antonio Pedroso de Barros em capitão-mor da capitania de S. Vicente e S. Paulo, e o irmão Pedro Vaz de Barros em ouvidor da mesma capitania, com cláusula que, falecendo Antonio Pedroso, fosse capitão-mor governador e também ouvidor o irmão Pedro Vaz, e falecendo este acumulasse Antonio Pedroso os dois cargos, como se vê da carta patente passada em Lisboa em 1605, pela qual tomou posse Antonio Pedroso na câmara de S. Vicente em 1607, que está registrada no arquivo da câmara de S. Paulo.
Porém, Pedro Vaz de Barros já tinha vindo a S. Paulo muito antes daquelas épocas, pois consta que era capitão-mor governador da dita capitania pelos anos de 1602 (Cart. da provedoria da fazenda real, e arquivo da câmara de S. Paulo). Neste arquivo da câmara de S. Paulo se vê que para se tomar um assento em câmara sobre a vinda de quatro soldados espanhóis de Vila Rica do Espirito Santo da província do Paraguai, foi neste ato presidente Pedro Vaz de Barros, como capitão-mor governador de S. Paulo. Caderno de vereanças tit. 1601.
No cartório do tabelião da vila de S. Vicente se acham uns autos de justificação de nobilitate probanda, titulo, o capitão Valentim de Barros, n.º 1643, e escrivão deles o tabelião Antonio Madeira Salvadores. E também os autos de justificação do capitão Fernão Paes de Barros, ano de 1678, escrivão deles o mesmo tabelião Salvadores. Destes dois autos consta que Pedro Vaz de Barros viera à capitania de S. Vicente em serviços da coroa, e que, voltando ao reino, tornara a mesma capitania, provido em capitão-mor governador dela. Que seu irmão Antonio Pedroso viera à vila de S. Vicente, onde chegara com o tratamento de homem nobre, trazendo criados brancos que o serviam, e casara na dita vila com uma f.ª de Jeronimo Leitão que tinha sido capitão-mor governador da capitania de S. Vicente, em cuja vila ficara sendo morador dito Antonio Pedroso de Barros. Deste matrimonio há descendência na vila de S. Vicente, conhecida nos Pedrosos Barros dela.
Pág. 443
Estes dois irmãos Antonio Pedroso e Pedro Vaz (pelos autos referidos) eram naturais do reino do Algarve, de onde passaram a ser moradores de Lisboa. Nesta corte tiveram um primo direito, que foi o licenciado Antonio de Barros, presbítero secular e capelão que foi de el-rei. Este Padre Antonio de Barros teve duas irmãs: Helena de Mendonça e Maria de Mendonça, que foram casadas com pessoas cavalheiras; elas fundaram na vila de Almada o convento de N. Senhora da Piedade, onde se recolheram ditas fundadoras, que também foram irmãs de Jeronimo Lobo e de Antonio Lobo, que, seguindo o real serviço na milícia, foram ambos despachados para a Índia. Destes mesmos foi irmão frei José de Jesus Maria, religioso da Cartuxa, como consta dos referidos autos, de que se deu instrumento a Fernão Paes de Barros que foram registrados em 1762 na câmara de S. Paulo."
--------------------------------------------------------------------
Outro filho foi o Capitão
Antônio Pedroso de Barros
, nascido cerca de 1573 em Lisboa. Acompanhou, ainda adolescente, seu pai e seu tio Manuel Pedroso às minas de Potosi. Seria o chefe da família, tomando como base que seus sobrinhos, na provança de nobreza, diziam primeiramente serem sobrinhos dele e depois filhos de Pedro Vaz de Barros. Ainda assinando apenas Antônio Pedroso, transferiu-se com seu irmão Pedro Vaz de Barros, em definitivo, para o Brasil, ocupando cargos de relevância na Capitania de São Vicente, provavelmente elegendo a vila de mesmo nome como sede de seus negócios. Casou-se na mesma vila, com Isabel Leitão, natural de São Vicente, um quarto de cristã-nova, filha do Capitão Mor da Capitania de São Vicente Jerônimo Leitão, homem nobre. Não se conhece geração dele.
UMA FAMÍLIA PAULISTA QUATROCENTONA DE ORIGEM CRISTÃ-NOVA: OS PEDROSOS E VAZES DE BARROS . Marcelo Meira Amaral Bogaciovas
- LIVRO 1 DE DENÚNCIAS DA 1ª VISITAÇÃO AO BRASIL POR HEITOR FURTADO DE MENDONÇA
- https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2318685&fbclid=IwAR3-3E881dv...
- TIF 292,293
Antonio Pedroso de Barros's Timeline
1582 |
1582
|
Algarve, Faro District, Portugal
|
|
???? |