Luis Pedroso de Barros

How are you related to Luis Pedroso de Barros?

Connect to the World Family Tree to find out

Luis Pedroso de Barros's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Luis Pedroso de Barros

Also Known As: "Luiz Pedroso de Barros", "Luís Pedrosa de Barros", "Luiz Pedrosa de Barros"
Birthdate:
Death: 1662 (51-54)
Peru
Immediate Family:

Son of Pedro Vaz de Barros, Capitão mor da Capitania de São Vicente, SP and Luzia Leme
Husband of Leonor de Siqueira Goes Araujo
Father of Maria de Araújo and Ângela de Siqueira
Brother of Pedro Vaz de Barros, fundador de S. Roque, SP; Lucrécia Pedroso de Barros; Antonio Pedroso de Barros; Fernão Pais de Barros; Sebastião Pais de Barros and 2 others

Occupation: Capitão
Managed by: Private User
Last Updated:

About Luis Pedroso de Barros

Genealogia Paulistana, Vol. III, Tit. Pedroso Barros, pag. 480

Cap. 3.º

Luiz Pedroso de Barros, f.º do capitão-mor governador Pedro Vaz de Barros e de Luzia Leme, saiu em 1639 no posto de capitão de infantaria na mesma expedição de que fez parte seu irmão o capitão Valentim Pedroso (Cap. 1.º) que de S. Paulo foi socorrer a Bahia e Pernambuco contra a invasão dos holandeses. Levou o capitão Luiz Pedroso em sua companhia muitos índios de sua propriedade, sendo governador e capitão-mor de toda a expedição Antonio Raposo Tavares. Na Bahia casou-se o capitão Luiz Pedroso de Barros com Leonor de Siqueira, irmã inteira de Catharina casada com o capitão Valentim Pedroso do Cap. 1.º, e voltou a S. Paulo trazendo sua mulher que faleceu em 1699, e o capitão Luiz Pedroso em 1662 no sertão dos Serranos, no reino do Peru, para onde tinha feito uma entrada, depois que voltou da Bahia. Teve de seu consórcio 2. f.ªs: (C. O. de S. Paulo):

  • 1-1 Maria de Araujo que casou com Lourenço Castanho Taques, falecido em 1708, f.º de outro de igual nome e de Maria de Lara. Com geração em Tit. Taques Cap. 3.º § 1.º
  • 1-2 Angela de Siqueira, falecida em 1730, foi 1.º casada com Sebastião Fernandes Correa, segundo provedor e contador da real fazenda da capitania de S. Paulo, f.º de outro de igual nome, natural de Santa Eulalia, Portugal, e de Anna Ribeiro de Alvarenga; segunda vez casou com Pedro Taques de Almeida, cavaleiro fidalgo da casa real, capitão-mor governador, f.º de Lourenço Castanho Taques e de Maria de Lara. Teve do 1.º marido a geração descrita em Tit. Alvarengas, e do 2.º a geração em Taques Pompeus.

de WP:

Irmão do famoso bandeirante Valentim Pedroso de Barros. Silva Leme descreve sua família no volume III de sua «Genealogia Paulistana». Filho do capitão-mor governador Pedro Vaz de Barros e de Luzia Leme. Nasceu entre 1608 e 1610, e morreu em 1662. Silva Leme estuda sua família em sua obra «Genealogia Paulistana», volume III, página 480.

Saiu em 1639 no posto de capitão de infantaria na mesma expedição de que fez parte seu irmão o capitão Valentim, que de São Paulo foi socorrer a Bahia e Pernambuco contra a invasão dos holandeses. Fez parte do terço do mestre de campo Luís Barbalho Bezerra, cuja célebre retirada da ponta de São Roque, na enseada dos Touros, os levaria até Salvador em 1639. Levou o capitão Luís Pedroso em sua companhia muitos índios de sua propriedade, sendo governador e capitão-mor de toda a expedição Antônio Raposo Tavares.

Em 1656 partiu na célebre bandeira ao sertão dos índios serranos, na Bolívia atual. Não dando mais notícia de si, escreveu Pedro Taques que morreu 1662 «naqueles desertos» ou seja, no reino do Peru.

Casou na Bahia com uma senhora baiana, D. Leonor de Siqueira Góis e Araújo, irmã inteira de Catarina, casada com seu irmão capitão Valentim Pedroso de Barros. Voltou a São Paulo trazendo a mulher que faleceu em 1699, deixando duas filhas.

Leonor ajudaria a reconstrução do Colégio dos Jesuítas em São Paulo em 1683, com sua filha D. Ângela de Siqueira, casada com Pedro Taques de Almeida. Morreu em 1704 carregada de bens esta grande protetora dos jesuítas, tendo gasto enormes somas na restauração do colégio, e sabia, ó espanto para aquela época, redigir seu próprio testamento. Fora instruída, como sua irmã Catarina. Deixou ao neto, Timóteo Correia de Góis, uma «lâmina da Virgem senhora» e uma imagem de Cristo, por serviços que lhe fizera.


JABOATÃO, A. DE S. M. Catálogo genealógico das principais famílias: que procederam de Albuquerques, e Cavalcantes em Pernambuco, e Caramurus na Bahia, tiradas de memorias, manuscritos antigos e fidedignos, autorizados por alguns escritores, e em especial o Theatro Genealógico de D. Livisco de Nazáo Zarco e Colona, aliás Manoel de Carvalho de Atahide, e acrescentado o mais moderno, e confirmado tudo, assim moderno, como antigo com assentos dos livros de baptizados, cazamentos, e enterros, que se guardam na Camara Ecceziastica da Bahia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, tomo LII, parte 1, 1889.

view all

Luis Pedroso de Barros's Timeline

1608
1608
1645
August 20, 1645
São Paulo, Brasil (Brazil)
1662
1662
Age 54
Peru
????