Immediate Family
-
daughter
-
daughter
-
daughter
-
father
-
mother
-
sister
-
sister
About Maria Anes da Maia
Quando deflagrou a crise dinástica de 1383-85 o senhorio de Avintes era governado pelo administrador da Capela de Maria Anes da Maia no mosteiro de Santo Tirso8. Nessa data vivia ainda Margarida de Sousa filha de Gonçalo Anes de Briteiros9. A filha, Beatriz de Sousa estava casada com o conde de Seia e Sintra Henrique Manuel de Vilhena.
8 Que possuía por doação de D. Constança Gil de Ribavizela, filha da instituidora.
9 Sottomayor-Pizarro, José Augusto de (1987) – Os Patronos do Mosteiro de Grijó: Evolução e Estrutura da Família Nobre — Séculos XI a XIV, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Tese de Mestrado, pp. 33-34 –
Em 1365 na lista dos patronos surgem na categoria dos Ricos-homens D. Margarida de Sousa e sua filha Beatriz de Sousa casada com Henrique Manuel.
Sottomayor- Pizarro reconhece alguma dificuldade com recurso aos genealogistas Felgueiras Gayo e Brancamp Freire em distinguir quem é esta Margarida de Sousa e quais os matrimónios que teve.
E apoiando-nos na Memória de Pombeiro e o facto de Branca de Vilhena reclamar a herança da avó e sobretudo Avintes, achamos que esta Margarida de Sousa é filha de Gonçalo Anes de Briteiros que de facto possuiu Avintes e passou à sua filha Margarida de Sousa que casou com Rui Vasques Ribeiro, do qual nasceu uma filha Beatriz de Sousa, que é citada nesta relação de patronos
in, Comunicação ao XXIo Forum Avintense, Novembro De 2010 A Quintã da Motta: o fim da Honra de Avintes Por: Paulo Sousa E Costa, Licenciado Em História, Vice-Presidente Da Audientis .